Para que a criança consiga falar, ela precisa ter alguns pré-requisitos importantes para o desenvolvimento da fala.
Os pré-requisitos são as habilidades que preparam as crianças para falar e se comunicar. Dentre elas podemos citar a habilidade de fazer contato visual, de apontar, entre outras.
Todos esses repertórios ajudam na aprendizagem da fala, mas também para o desenvolvimento da socialização. Além disso, contribuem com a autonomia e a independência das crianças com atraso no desenvolvimento ou algum transtorno como o autismo.
A seguir, veja detalhes sobre os pré-requisitos para desenvolver a fala:
Contato visual
A capacidade de manter o contato visual ajudará o bebê a obter informações sobre a linguagem da boca e do rosto.
Então, fazer o contato visual ajuda a criança a observar a pronúncia, expressão, sonorização do adulto observado, o que ajuda na produção da sua própria fala.
O mesmo se aplica à escuta: a criança aprende a reconhecer a voz humana e a determinar quais são as mais importantes.
Sorriso social
A criança começa a sorrir ao interagir com os pais quando eles usam os sons, ações, expressões faciais. Costuma aparecer quando a criança tem entre dois e três meses.
Isso estimula ainda mais a interação social porque é muito mais gratificante interagir quando você recebe uma resposta.
Atenção compartilhada
Acontece quando duas pessoas focam em um mesmo objeto ou dão atenção para uma mesma conversa, por exemplo.
Essa atenção pode ocorrer por meio do olhar, gestos ou quando alguém aponta ou indica algo, além de palavras.
A atenção compartilhada contribui com a comunicação e a aprendizagem. Portanto, quem não tem essa habilidade não entende a função do contato visual e não olham para as pessoas.
Também apresentam dificuldades para compartilhar o interesse com os colegas e pais. Geralmente, não têm interesse por brinquedos e não buscam atenção dos pais e familiares.
Compreensão
Antes de começar a falar, é fundamental que a criança seja capaz de entender palavras e instruções simples.
Ela deve demonstrar compreensão ao responder a comandos simples, como “dê tchau” ou “pegue o brinquedo”.
Seguir instruções
A criança precisa responder de forma consistente a demanda. Por exemplo: o pai ou a mãe pede algo para criança e ela consegue fazer. Isso significa que ela compreendeu o que foi falado.
Imitação
Ajuda a criança a vocalizar as palavras. Se ela não imita respostas motoras, possivelmente não imitará as respostas vocais.
Imitar outras pessoas estimula a cooperação e a interação social. Aos 9 meses, a criança é capaz de imitar as palmas e sons.
Comunicação não verbal
Antes de começar a falar, as crianças usam gestos e outros meios não verbais de comunicação, como apontar, mostrar objetos ou fazer movimentos específicos para expressar suas necessidades e desejos.
Desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor é essencial para a criança alcançar a fala. Afinal, a medida que a criança desenvolve habilidades motoras orais, como controlar a musculatura dos lábios e da língua, ela está mais apta a produzir sons da fala.
Balbuciar
O balbucio é uma etapa prévia à fala em que a criança produz sequências repetitivas de sons e sílabas, como “bababa” ou “dadada”. É um indicador importante de que a criança está explorando os sons da linguagem.
Importante
É fundamental identificar e trabalhar no desenvolvimento dessas habilidades de forma precoce para prevenir dificuldades com a linguagem verbal e o desenvolvimento e intendência da criança.
Vale destacar que a Terapia ABA realiza o treino dos pré-requisitos da fala. Se achar que seu filho ou filha está demorando a falar e a se comunicar, procure um especialista para uma avaliação.
Leia também: Conheça 14 sinais que são comuns em crianças com autismo
Referências:
https://www.autism.org.uk/advice-and-guidance/topics/communication
https://childdevelopment.com.au/areas-of-concern/using-speech/talking-readiness-pre-language-skills