Sinais do Autismo – Conheça 14 sinais que são comuns em crianças com autismo

É muito importante que os sinais do Transtorno do Espectro do Autismo – sinais do autismo – sejam identificados logo no início. Uma vez que, um erro bastante comum é acreditar que o diagnóstico pode ocorrer apenas quando a criança está com três anos ou mais.

Leia também: O que é o autismo (TEA)?

Hoje já sabemos que há casos de autismo que já podem ser identificados antes dos 18 meses de vida ou até mesmo antes. Quanto mais cedo buscar o diagnóstico e começar as intervenções e estimulações precoces melhor será para o desenvolvimento da criança.

Antes de tudo, é importante saber que a intervenção precoce é fundamental para que a criança consiga desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e de linguagem. Dessa forma, a criança terá mais qualidade de vida, independência e autonomia.

Nesse sentido, vale destacar que, apesar dos sinais do autismo, aqui descritos, o diagnóstico do TEA é clínico, baseado em evidências científicas, de acordo com os critérios estabelecidos pelo DSM–V (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-11 (Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde – OMS). Sendo assim, não existe um exame específico que identifique o autismo.

Os sinais de autismo são muito amplos e voltados a comunicação social, reciprocidade social e comportamentos restritos e repetitivos.

Assim sendo, a seguir, veja 14 sinais que são muito comuns em crianças com autismo. Veja bem, são comuns, não significa que todas as crianças apresentarão todos esses sinais.

Quais são os sinais que são comuns em crianças com autismo?

Os 14 sinais que são comuns em crianças com autismo são:

  • Dificuldade de contato visual
  • Dificuldade de interação
  • Não imitam
  • Não atendem quando são chamadas
  • Podem não realizar o sorriso social
  • Não compartilham atenção
  • Não buscam atenção
  • Dificuldade de transições
  • Dificuldade de controle motor
  • Atraso na fala
  • Movimentos estereotipados ou atípicos
  • Não usam a comunicação não verbal
  • Comportamentos sensoriais atípicos
  • Apego a objetos

1. Dificuldade de contato visual

A criança não olha quando é chamada pelo nome ou não sustenta o olhar. A criança pode ter  dificuldade em responder por conta de uma sensação de desconforto quando expostas a muitos estímulos sociais.

Muitos não conseguem se concentrar na fala e nos olhos das pessoas ao mesmo tempo. E também não entendem que o olhar fornece informações em uma interação.

É importante que seja realizado, sobretudo, um rastreamento visual. A criança precisa olhar para o objeto mesmo quando ele é deslocado ou se ela vai se perder.

Costumam olhar para objetos e não no olho quando os adultos conversam com ela.

2. Dificuldade de interação

Muitas crianças e adultos autistas apresentam dificuldades na interação social e precisam de ajuda para aprender a agir em diferentes tipos de situações sociais.

É comum que o autista tenha dificuldade de entender outras pessoas, como expressões faciais ou linguagem corporal. Ademais, não gostam tanto de contato físico e afetivo.

Também não gostam de compartilhar objetos e preferem brincar sozinhos, portanto, sentem mais dificuldade de fazer amigos.

A criança autista não responde a sorrisos e mudanças de expressão facial.

3. Não imitam

Os bebês começam a imitar atitudes e comportamentos simples por volta dos seis a oito meses de vida.

A criança neurotípica tem a capacidade de  copiar as ações de adultos e colegas. Crianças que estão no espectro costumam ter grande dificuldade em imitar. Isso pode comprometer o seu desenvolvimento.

Com um ano de idade eles já imitam movimentos simples como bater palmas, mostrar a língua de volta e repetir movimentos. A criança também tem a habilidade de repetir as vocalizações do adulto.

4. Não atendem quando são chamadas

A criança com autismo normalmente não responde quando é chamado pelo nome. A princípio, o bebê neurotípico (não autista) reage ao ser chamado. Além de responder a estímulos. Isso normalmente não acontece com crianças com autismo.

É como se não estivessem ouvindo e não interajam com os pais e familiares.  Podem também fixar o olhar em algum objeto incomum.

5. Podem não realizar o sorriso social

A criança muitas vezes não responde ao sorriso dos pais e nem sorri de volta em resposta.

6. Não compartilham atenção

A atenção compartilhada acontece quando duas pessoas focam em um mesmo objeto ou dão atenção para uma mesma conversa, por exemplo. Essa atenção pode ocorrer por meio do olhar, gestos ou quando alguém aponta ou indica algo, além de palavras.

7. Não buscam atenção

A criança com autismo normalmente não busca atenção dos adultos e prefere brincar sozinha. Podem, eventualmente, não partilhar o prazer e o sorriso.

8. Dificuldade de transições

Os autistas têm dificuldade de mudar de atividades. A criança neurotípica, entretanto, encerra uma atividade e começa outra sem dificuldade ou choros.

9. Dificuldade de controle motor

Muitas crianças com autismo apresentam dificuldades na coordenação motora. Apresentam dificuldade de olhar e direcionar para a ação ou realizar brincadeiras simples que exijam, eventualmente, a coordenação como pegar objetos.

10. Atraso na fala

A criança acima de dois anos que não fala palavras ou frases deve receber maior atenção. Alguns autistas apresentam problemas de fala ou atraso de linguagem.

A criança que está demorando muito para balbuciar ou falar as primeiras palavras deve, certamente, ser acompanhada por um pediatra.

11. Movimentos estereotipados ou atípicos

Quando falamos em sinais do autismo, não podemos deixar de abordar as estereotipias.

A princípio, os autistas podem realizar movimentos, comportamentos e/ou atividades desencadeadas de maneira involuntária e repetitiva.

Dessa forma, podem chacoalhar as mãos, balançar-se para frente e para trás, correr de um lado para outro, pular ou girar sem motivos aparentes. Os movimentos podem se intensificar em momentos de felicidade, tristeza ou ansiedade.

Além das estereotipias motoras também podemos destacar as ecolalias que são estereotipias da fala.

Saiba mais em: Entendendo a ecolalia no autismo

12. Não usam a comunicação não verbal

A criança, geralmente, não usa as mãos para indicar algo que quer. Algumas pessoas com autismo não verbal desenvolvem a capacidade de usar algumas palavras de maneira significativa, mas são incapazes de continuar qualquer tipo de conversa.

Nesses casos, podem se comunicar por meio da linguagem escrita, por gestos, cartões ou por meio da tecnologia com aplicativos ou eletrônicos.

13. Comportamentos sensoriais atípicos

Autistas podem ter uma sensibilidade maior aos estímulos do ambiente ou ainda uma sensibilidade muito menor.

Quando há hipersensibilidade, a pessoa percebe os estímulos do ambiente com mais facilidade. Já quem tem hipossensibilidade, por outro lado, precisa de bastante excitação ou esforço para sentir o estímulo.

É muito comum pessoas com autismo apresentarem essas questões sensoriais e se sentirem incomodadas com sons, luzes, texturas, movimentos, toques e sabores. E isso pode levar a crises.

14. Apego a objetos

Crianças com autismo, muitas vezes, tendem a brincar da mesma forma ou com o mesmo objeto.

Há uma fixação por determinados objetos, quando estamos analisando os sinais do autismo, de tal forma que a criança passe o dia apenas com aquele brinquedo. Crianças neurotípicas tendem a mudar de interesse e buscar novos objetos.

Referências

https://autismsciencefoundation.org/what-is-autism/autism-diagnosis/

https://www.autismspeaks.org/signs-autism

WhatsApp
Facebook
Pinterest
Telegram
Twitter
Patrocinado

Você irá ler neste artigo

Quem leu gostou do artigo!!!
Quem leu gostou do artigo!!!
Picture of Dra. Fabiele Russo

Dra. Fabiele Russo

Neurocientista, especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisadora na área do TEA há mais de 10 anos. Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou 4 Pós-doutorados pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.