Modelo Denver de Intervenção Precoce

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O Modelo Denver de Intervenção Precoce trata-se de uma intervenção comportamental, sendo uma abordagem terapêutica com resultados comprovados em crianças autistas com idade de até 5 anos.

Assim, esses modelo de intervenção precoce utiliza princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA, sigla em inglês). Em 2012, foi considerado uma das melhores descobertas médicas pela revista Times.

Então, no modelo Denver os estímulos são feitos através das brincadeiras seguindo a liderança e motivação das crianças. Por meio de brincadeiras, as crianças são encorajadas e estimuladas a melhorar suas habilidades.

Sendo assim, os pais e terapeutas usam atividades lúdicas para reforçar os comportamentos positivos.

Como funciona o Modelo Denver de Intervenção Precoce

O Modelo Denver ajuda a estabelecer comportamentos focados no relacionamento nas crianças desde cedo, o que contribuirá na sua integração a grupos sociais.

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Portanto, pesquisas comprovaram que o Modelo Denver melhora a atividade cerebral relacionada às habilidades sociais e de comunicação dos autistas.

Além disso, ajuda a estabelecer comportamentos focados no relacionamento nas crianças desde cedo, o que melhora sua integração social.

Destaca-se por ser uma intervenção baseada no relacionamento e envolve os pais e familiares da pessoa com  autismo.

Então, por meio de suas atividades cotidianas, as crianças autistas conseguem se conectar, se comunicar e a aprender.

Para trabalhar a interação social são utilizados diferentes tipos de jogos e atividades.

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São utilizados brinquedos apropriados à idade da criança. Há também brincadeiras sociais com o objetivo de promover a interação social. E podem ser usadas atividades como pintar, desenhar e brincar.

Afinal, essas atividades ajudam a promover a interação social e aumentam a motivação da criança para criar novos contatos sociais e melhoram a capacidade de aprendizagem.

Portanto, o objetivo é promover a importância das recompensas sociais e, consequentemente, melhorar a atenção e motivação da criança.

Como Utilizar 

Pode ser usado em diferentes contextos, incluindo a casa da criança, uma clínica ou até mesmo na escola. O modelo utiliza estratégias naturalistas.

Por isso, o envolvimento dos pais e pessoas próximas é fundamental. Dessa forma, os terapeutas explicam as estratégias que devem ser praticadas no ambiente familiar.

Por isso, é muito importante encontrar especialistas no Modelo Denver para aplicar a técnica de forma adequada e segura.

Principais características do Modelo Denver

• Interação parental profunda.

• Lições de linguagem e comunicação baseadas em um relacionamento

afetivo e positivo.

– Foco no afeto positivo e na dinâmica interpessoal.

– Estratégias baseadas na ABA.

– Atividades que reforçam o envolvimento compartilhado.

– Uma sensibilidade maior aos objetivos normais de desenvolvimento infantil.

Portanto , o Modelo Denver pode ser aplicado por:

– Psicólogos;

– Terapeutas ocupacionais;

– Fonoaudiólogos;

– Acompanhantes Terapêuticos (ATs);

– Pediatras;

– Entre outros profissionais.

Para ser eficaz, procure ajuda de um profissional capacitado e habilitado para aplicar o método.

Por isso, os profissionais que trabalham com o Modelo Denver devem seguir algumas etapas do check list para assim, avaliar o desenvolvimento da criança, saber quais habilidades foram adquiridas e quais faltam ser aprimoradas.

As principais habilidades avaliadas inicialmente são: comunicação receptiva, comunicação expressiva, competência social, habilidades motoras, habilidades de imitações, cognição, comportamentos e independência.

Geralmente, após alguns meses, são realizadas novas avaliações, pois é necessário identificar o que foi possível evoluir e traçar novos objetivos se for necessário.

Saiba um pouco mais

O Modelo Denver de Intervenção Precoce foi desenvolvido e aperfeiçoado após muitos anos de estudos e pesquisas no Centro de Excelência em Autismo, na Califórnia (EUA).

Certamente, o diferencial do modelo é usar estratégias de ensino naturalistas, em que a criança aprende brincando a desenvolver ferramentas necessárias para explorar o mundo e se relacionar com as pessoas.

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Dra. Fabiele Russo

Neurocientista especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Cofundadora da NeuroConecta.