É possível mudar o nível de suporte do autismo?

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que traz prejuízos na comunicação e interação social e no comportamento do individuo.

O TEA pode se apresentar em diferentes níveis de necessidade de suporte, descritos pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria) como nível 1, nível 2 e nível 3 de suporte.

Acontece que, devido ao autismo ser um espectro, é possível sim que a pessoa transite por esses diferentes níveis, ou seja, a pessoa pode mudar o seu nível de suporte ao longo da vida.

Primeiramente, vamos esclarecer os níveis do autismo de acordo com o DSM-5:

Nível 1: é o autismo conhecido como “leve” e requer de pouco suporte. A pessoa enfrenta alguns desafios sociais como dificuldade para iniciar conversas com outras pessoas ou responder. Com isso, pode ser difícil fazer amigos, especialmente sem o apoio de especialistas.

Dessa forma, o autista sente necessidade de seguir padrões comportamentais rígidos, são mais apegados na rotina e não gostam de mudanças.

Nível 2: é o nível “moderado” do autismo, a pessoa precisa de mais suporte do que quem está com autismo nível 1. Assim, não conseguem manter uma conversa, falam pouco, sentem dificuldade com a comunicação não verbal como reconhecer expressões faciais. Sofrem muito com as mudanças.

Nível 3: é o nível “severo” e a pessoa precisa de mais apoio do que todos os outros níveis. Apresentam dificuldades severas na comunicação verbal e não verbal. São muitos limitados para interagir com outras pessoas.  

Além disso, apresentam muitos comportamentos repetitivos e restritivos que interferem diretamente na vida dele e das pessoas em sua volta. São dependentes dos pais e cuidadores para realizar as atividades básicas do dia a dia, como trocar de roupa ou comer.

É possível migrar de nível?

Com as intervenções baseadas na ciência ABA e outras intervenções baseadas em evidências, é possível ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de interação social do autista.

O autista no nível 3 normalmente precisa aperfeiçoar suas habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, e as mais complexas como fazer um pedido e interagir.

O objetivo das intervenções é permitir que os indivíduos sejam bem-sucedidos e menos dependentes.

Com todas as intervenções é possível migrar do nível 3 para o nível 2 ou do nível 2 para o nível 1, por exemplo. Esse é o objetivo das intervenções, desenvolver habilidades e consequentemente mais autonomia e independência da pessoa com autismo.

A criança ou jovem com autismo no nível 1 se não for estimulada desde cedo, poderá aumentar as suas limitações sociais e seguir para o nível 2, precisando assim de mais de suporte. Isso é mais raro, mas pode acontecer também.

Vale destacar que é fundamental buscar por uma equipe multidisciplinar especializada no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e que utilizam intervenções baseadas em evidências.

Saiba mais em: Autismo: é possível sair do espectro?

A importância da intervenção precoce

Agora que falamos sobre os níveis do autismo podemos explicar como a intervenção precoce pode ajudar quem tem TEA a evoluir, se desenvolver e ter mais qualidade de vida.

A intervenção precoce é fundamental para o sucesso na comunicação, socialização, coordenação motora e outros aspectos do crescimento das crianças com autismo.

Diversas pesquisas demonstraram que a aprendizagem e desenvolvimento da criança ocorrem mais rapidamente na idade pré-escolar.

Por isso, a intervenção precoce ajuda as crianças com autismo a se desenvolver e aprender e não regredir os comportamentos.

Para ter sucesso, a intervenção precoce precisa ser individualizada, ou seja, ser elaborada de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Cada um responde de maneira às intervenções e não há um modelo de programa único que seja adequado para todos.

O papel da família e pessoas próximas

Independentemente do grau do autismo, a pessoa com TEA precisa da compreensão e apoio dos familiares.

Muitas vezes, são necessárias muitas intervenções e terapias. Se for uma criança em idade escolar, ainda é necessário ajudá-la a interagir e encontrar formas para que ela consiga aprender respeitando o seu ritmo.

Geralmente, os pais e cuidadores precisam reforçar os comportamentos em casa. Por isso o treinamento e capacitação dos pais é tão imporantante. Além disso, é preciso paciência, amor e perseverança para que o autista evolua e consiga interagir e aumentar suas habilidades sociais.

Já no caso de adultos, é preciso compreender suas limitações sociais e ajudá-lo nas relações interpessoais como relacionamentos e trabalho.

O caminho pode ser longo, mas com as intervenções corretas e muita dedicação, o autista terá uma melhora significativa em sua independência e qualidade de vida.

Leia também: Importância do diagnóstico precoce

Referências

http://www.autismsupportnetwork.com/news/what-aba-now-really-autism-33299272

https://www.medicalnewstoday.com/articles/325106

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Dra. Fabiele Russo

Neurocientista, especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisadora na área do TEA há mais de 10 anos. Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou 4 Pós-doutorados pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.