Coordenação motora no autismo: como desenvolver habilidades

Correr, jogar bola, escovar os dentes ou mesmo aprender a falar, caminhar e escrever. Consideradas habilidades motoras, estas atividades podem representar um universo desafiador para o indivíduo que tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Acredita-se que a causa provável da manifestação de distúrbio motor tem origem nas conexões anormais entre os neurônios – condição comum no TEA. Para se ter uma ideia, estima-se que aproximadamente 80% das crianças com autismo apresentem dificuldade neste campo.

Desde 1960 estudos demonstraram que as habilidades motoras ajudam as crianças a aprender comportamentos sociais e de comunicação básicos. São fatores que estão interligados. Estas chamadas “habilidades motoras” podem incluir  movimentos finos, responsáveis por atividades como escrita e desenho; e grandes movimentos, também conhecidos como habilidades motoras grossas, tais como andar, pular. Se não desenvolvidas, podem interferir no comportamento social e de comunicação do autista – inclusive impactando na capacidade de fala e de compreensão das palavras.

Uma vez que a infância é um momento muito importante e sensível no desenvolvimento e na formação de muitos padrões motores finos e grossos, as primeiras intervenções devem ser iniciadas neste período.

Promover brincadeiras simples, como desenhar com tinta guache, mexer com massinhas de modelar, encaixar objetos em plataformas, podem inspirar a criança a desenvolver habilidades motoras finas.

Já as grossas podem ser estimuladas por meio de ações como marchar, saltar em um trampolim, jogar bola, dançar, andar de triciclos e bicicletas. Um estudo avaliou o efeito do exercício físico sobre as habilidades motoras em crianças autistas. Além de fortalecer músculos e melhorar a coordenação, também oferecem oportunidades de aprendizado que podem impactar na capacidade de linguagem.

Motive o seu filho a praticar equilíbrio em atividades como caminhar sobre uma linha de fita. Em sua casa, faça um caminho de obstáculos usando cadeiras, travesseiros, cordas e caixas.

Uma vez que a criança experimenta sucesso, ele ou ela poderá se sentir motivada para tentar outras práticas. A chave é se divertir. Então, lembre-se que: quando ajudar as crianças com autismo a desenvolver habilidades motoras – um bom termômetro é você considerar a atividade agradável – sobretudo do ponto de vista sensorial. Se você gostar as chances de elas também são maiores.

Tenha em mente que as crianças com TEA também podem ser excessivamente sensíveis a algumas texturas, sons, gostos e cheiros, de modo que os materiais que uma criança gosta de interagir podem ser muito perturbadores para outras. Encontre o que funciona melhor para o seu filho. Seja qual for a escolha, amor, carinho, paciência e perseverança são ferramentas-chaves para alcançar êxito neste processo.

Referências

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Rain, E. Autism and Children Motor Skills in Autistic Children. Disponível em <http://autism.lovetoknow.com/Motor_Skills_in_Autistic_Children>

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Dra. Fabiele Russo

Neurocientista, especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisadora na área do TEA há mais de 10 anos. Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou 4 Pós-doutorados pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.