Consciência fonêmica: veja formas de desenvolvê-la

É bastante comum que as pessoas pensem que a leitura se inicia quando a criança aprende a pronunciar as letras. No entanto, a maioria das crianças está se preparando para ler muito antes de entender que as letras representam sons.

Sendo assim, antes de aprender a ler, as crianças precisam desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, perceber que as palavras são compostas por pequenos sons individuais, que são chamados de fonemas.

A consciência fonêmica pode ser definida como a capacidade de perceber, pensar e manipular os sons das palavras. Dessa forma, as crianças têm consciência fonêmica quando:

  • Percebem que algumas palavras começam com o mesmo som;
  • Identificam o primeiro ou o último som de uma palavra;
  • Combinam os sons separados da palavra para soletrá-la;
  • Conseguem dividir uma palavra em sons separados.

Por que é importante?

Desenvolver essa habilidade é fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita em crianças.

Geralmente, as crianças que apresentam dificuldades em compreender os fonemas podem ter problemas em aprender a ler e a escrever.

Como desenvolver a consciência fonêmica?

A consciência fonêmica pode ser desenvolvida em atividades simples realizadas em sala.

Veja abaixo algumas sugestões:

  • Identificar os sons: o professor ou pais e cuidadores podem bater palmas ao soletrar palavras — uma palma para cada sílaba. Essa estratégia ajuda as crianças a identificar quantos sons tem uma palavra.
  • Combinar os sons: é importante falar lentamente os sons das palavras e estimular as crianças a tentar adivinhar o que virá depois.
  • Subtrair ou adicionar fonemas: é possível escolher algumas palavras com sons parecidos e apresentá-las às crianças retirando ou adicionando uma letra. Dessa forma, ela aprende que é possível formar novas palavras. Exemplo: AMOR – AMORA.
  • Substituir sons para formar palavras: o professor pode substituir vogais das palavras e mostrar que elas podem ter outro significado.
  • Leitura com rima: contar uma história com rimas ou poemas ajuda as crianças a desenvolver essa habilidade. O mesmo acontece com canções e jogos de palavras.
  • Use blocos de montar: com peças de montar é possível construir palavras e separá-las. Use a criatividade, use palavras compostas e peça que desmontem os blocos à medida que separam a palavra.
  • As crianças devem ser estimuladas a entender os sons, a manipular a boca para falar e pronunciar as palavras.
  • É muito importante que as atividades se pareçam com jogos e brincadeiras. Dessa  forma, as crianças se divertem enquanto aprendem.
  • Use a tecnologia: algumas crianças gostam bastante de jogos, aplicativos e softwares que ajudam a desenvolver as habilidades de leitura. Use a tecnologia a favor e estimule a consciência fonêmica de forma lúdica.

Depois que as crianças percebem, entendem e trabalham com sons únicos nas palavras, elas estarão prontas para a próxima etapa da leitura: decodificar. Essa habilidade envolve emparelhar sons com as letras que os formam.

Quando as crianças têm uma base sólida em consciência fonêmica, é mais fácil para o entendimento de certas letras e compreender  a representação de sons específicos. 

Sinais que as crianças tem dificuldade  de desenvolver a consciência fonêmica

Vale destacar que as criançasdesenvolvem essa habilidade em ritmos diferentes. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar que as crianças estão tendo problemas e podem precisar de mais apoio. Entre eles, destacam-se:

  • Problemas para aprender rimas infantis;
  • Não gostar de ouvir histórias que rimam;
  • Problemas para contar sílabas em palavras;
  • Dificuldade em perceber repetição de som;
  • Dificuldade para combinar sons individuais em palavras;
  • Não conseguir criar palavras que rimam em um jogo de palavras;
  • Confundir palavras com sons semelhantes.

Referências:

http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/757.pdf

https://www.understood.org/en/learning-thinking-differences/child-learning-disabilities/reading-issues/phonological-awareness-what-it-is-and-how-it-works

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Foto de Dra. Fabiele Russo

Dra. Fabiele Russo

Neurocientista e pesquisadora na área do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mestra e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou Pós-doutorado pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.
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Dra. Fabiele Russo

Neurocientista e pesquisadora na área do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mestra e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou Pós-doutorado pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.