Conheça os principais métodos de alfabetização

Neste artigos vamos abordar os principais métodos de alfabetização. Aprender a ler e escrever abre um leque de possibilidades para as crianças. Por meio da leitura, as crianças e jovens aprendem, ganham autonomia e liberdade para realizar suas atividades.

Quando a criança começa a ser alfabetizada muda completamente a sua forma de ver e entender o mundo.

Esta etapa do desenvolvimento é muito importante para os pequenos e há diversas formas de aprendizagem e métodos distintos que garantam que a alfabetização ocorra.

A participação de pais e cuidadores é fundamental nesse processo e é necessário ficar atento na evolução da aprendizagem dos filhos e filhas. A alfabetização pode começar logo nos primeiros anos de vida e até mesmo em casa com brincadeiras.

Abaixo, destacamos os principais métodos de alfabetização e como funcionam.

Método alfabético (ou soletração)

É um dos mais antigos métodos. Visa ensinar a criança a aprender as letras, ordem alfabética e a soletração.

Usam-se técnicas que ajudam o aluno a associar o nome da letra à sua representação visual e ao som que ela adquire na palavra.

A criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias. Por este processo, a criança vai soletrando as sílabas até decodificar a palavra. 

Por exemplo, a palavra casa soletra-se assim cacasasacasa. O método alfabético permite a utilização de cartilhas.

O método é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas por meio do planejamento de atividades lúdicas.

Isso contribui com o aprendizado e ajuda a criança a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.

Método fônico

Ocorre quando a alfabetização é feita por meio dos fonemas e começa dos sons mais simples para os mais complexos — das vogais para as consoantes.  Depois, formam-se as sílabas e as palavras.

O método fônico surgiu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Cada letra é aprendida como um fonema que, juntamente com outro, forma sílabas e palavras.

São ensinadas primeiramente as sílabas mais simples e depois as mais complexas. O objetivo é aproximar os alunos de algum significado.

O primeiro passo desse método é fazer com que os alunos conheçam as 26 letras do alfabeto. Geralmente, os professores começam pelas vogais. Uma opção é associar uma palavra à imagem e som. Outros educadores preferem apresentar as letras por meio da contação de histórias.

Depois é ensinada a combinação de letras para a formação de sílabas e palavras. É um método mais dinâmico.

Método silábico

Usa sílabas formadas por uma consoante e uma vogal, até chegar às mais complexas. O professor ou professora ensina as famílias silábicas, que podem ser associadas a desenhos ou palavras-chave.

O método silábico é um método sintético, ou seja, parte de pequenas unidades e está gradualmente abordando unidades mais complexas. Usa as sílabas como unidades individuais básicas e segue para os sons individuais das letras.

Palavração

O método ensina como a palavra é graficamente sem a necessidade de decompô-la em sílabas, letras ou mesmo fonemas e grafemas. Geralmente, apresentam grupos de palavras e os alunos tentam reconhecer suas características gráficas.

Geralmente, na palavração, as palavras são apresentadas em agrupamentos e os alunos aprendem a reconhecê-las pela visualização e pela configuração gráfica. São usados cartões para fixação, com palavras de um lado e figuras de outro e também exercícios para o ensino do movimento de escrita de cada palavra.

Sentenciação

Visa ensinar o significado da palavra da forma mais completa por meio de frases. O aluno precisa compreender o sentido de uma sentença para só depois analisar palavras e sílabas.

O método de sentenciaçãoenfatiza a sentença como unidade que, depois de reconhecida e compreendida globalmente, será decomposta em palavras e, finalmente, em sílabas.

Outro procedimento é a estratégia de comparar palavras e isolar elementos reconhecidos, para ler e escrever palavras novas.

O foco é na compreensão das frases, e só depois nas palavras que as compõem.

Método global

Estimula o aluno a observar um texto por certo tempo para memorizar e entender o sentido geral. Depois, analisam as sentenças, as palavras e comparam com as composições silábicas. Geralmente, é associado aos contos e histórias.

Defende que a criança percebe as coisas e a linguagem em seu aspecto global. Por isso, acreditam que a leitura é uma atividade de interpretação de ideias e que a análise de partes deve ser um processo posterior.  

Sendo assim, tudo começa pelo texto. Só depois de o aluno ter um contato intenso com uma história é que o material será fragmentado em frases e palavras, para que os alunos identifiquem as partes decompostas.

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Dra. Fabiele Russo

Neurocientista, especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisadora na área do TEA há mais de 10 anos. Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou 4 Pós-doutorados pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.