É muito importante que os sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) sejam identificados logo no início. Um erro bastante comum é acreditar que o diagnóstico pode ocorrer apenas quando a criança está com três anos.

Hoje já sabemos que há casos de autismo que já podem ser identificados por volta dos 18 meses de vida. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, mais rapidamente o autista começará as intervenções e estimulações precoces.

Isso é fundamental para que o autista consiga desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e de linguagem. Dessa forma, o autista terá mais qualidade de vida, independência e autonomia para realizar as atividades diárias.

Vale destacar que o diagnóstico do TEA é clínico, baseado em evidências científicas, de acordo com os critérios estabelecidos pelo DSM–V (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde – OMS). Sendo assim, não existe um exame específico que identifique o autismo.

Os sintomas de autismo são muito amplos e  voltados a comunicação social, reciprocidade social e também tem relação com a reciprocidade afetiva e comportamentos repetitivos.

Muitas vezes, a criança não apresenta todos os sintomas e a avaliação deve ser individualizada.

A seguir, veja 14 sinais que são comuns em crianças com autismo.

 

1.Dificuldade de contato visual

A criança não olha quando é chamada pelo nome ou não sustenta o olhar. A criança pode ter  dificuldade em responder por conta de uma sensação de desconforto quando expostas a muitos estímulos sociais.

Muitos não conseguem se concentrar na fala e nos olhos das pessoas ao mesmo tempo. E também não entendem que o olhar fornece informações em uma interação.

É importante que seja realizado um rastreamento visual. A criança precisa olhar para o objeto mesmo quando ele é deslocado ou se ela vai se perder.

Costumam olhar para objetos e não no olho quando os adultos conversam com ela.

 

2. Dificuldade de interação

Muitas crianças e adultos autistas apresentam dificuldades na interação social e precisam de ajuda para aprender a agir em diferentes tipos de situações sociais.

É comum que o autista tenha dificuldade de entender outras pessoas, como expressões faciais ou linguagem corporal. Além de não gostarem tanto de contato físico e afetivo. Também não gostam de compartilhar objetos e preferem brincar sozinhos. Por conta disso, sentem mais dificuldade de fazer amigos.

A criança autista não responde a sorrisos e mudanças de expressão facial.

 

3. Não imitam

Os bebês começam a imitar atitudes e comportamentos simples por volta dos seis a oito meses de vida.

A criança neurotípica tem a capacidade de  copiar as ações de adultos e colegas. Crianças que estão no espectro costumam ter grande dificuldade em imitar. Isso pode comprometer o seu desenvolvimento.

Com um ano de idade eles já imitam movimentos simples como bater palmas, mostrar a língua de volta e repetir movimentos. A criança também tem a habilidade de repetir as vocalizações do adulto.

 

4. Não atendem quando são chamadas

A criança com autismo normalmente não responde quando é chamado pelo nome. Geralmente, o bebê neurotípico (não autista) reage ao ser chamado. Além de  responder a estímulos. Isso normalmente não acontece com crianças com autismo.

É como se não estivessem ouvindo e não interajam com os pais e familiares.  Podem também fixar o olhar em algum objeto incomum.

 

5. Podem não realizar o sorriso social

A criança muitas vezes não responde ao sorriso dos pais e nem sorri de volta em resposta.

 

6. Não compartilham atenção

A atenção compartilhada acontece quando duas pessoas focam em um mesmo objeto ou dão atenção para uma mesma conversa, por exemplo. Essa atenção pode ocorrer por meio do olhar, gestos ou quando alguém aponta ou indica algo, além de palavras.

 

7. Não buscam atenção

A criança com autismo não busca atenção dos adultos e prefere brincar sozinha. Não partilham o prazer e o sorriso.

 

8. Dificuldade de transições

Os autistas têm dificuldade de mudar de atividades. A criança neurotípica, geralmente, encerra uma atividade e começa outra sem dificuldade ou choros.

 

9. Dificuldade de controle motor

Crianças com autismo apresentam dificuldade na coordenação motora. Apresentam dificuldade de olhar e direcionar para a ação ou realizar brincadeiras simples que exijam a coordenação como pegar objetos.

 

10. Atraso na fala

A criança acima de dois anos que não fala palavras ou frases deve receber maior atenção.  Alguns autistas apresentam problemas de fala ou atraso de linguagem.

A criança que está demorando muito para balbuciar ou falar as primeiras palavras deve ser acompanhada por um pediatra.

 

11. Movimentos estereotipados ou atípicos

Os autistas podem realizar movimentos, comportamentos e/ou atividades desencadeadas de maneira involuntária e repetitiva.

Com isso, podem chacoalhar as mãos, balançar-se para frente e para trás, correr de um lado para outro, pular ou girar sem motivos aparentes.

Os movimentos podem se intensificar em momentos de felicidade, tristeza ou ansiedade.

 

12. Não usam a comunicação não verbal

A criança, geralmente, não usa as mãos para indicar algo que quer. Algumas pessoas com autismo não verbal desenvolvem a capacidade de usar algumas palavras de maneira significativa, mas são incapazes de continuar qualquer tipo de conversa.

Nesses casos, podem se comunicar por meio da linguagem escrita, por gestos, cartões ou por meio da tecnologia com aplicativos ou eletrônicos.

 

13. Comportamentos sensoriais atípicos

Autistas podem ter uma sensibilidade maior aos estímulos do ambiente ou ainda uma sensibilidade muito menor.

Quando há hipersensibilidade, a pessoa percebe os estímulos do ambiente com mais facilidade. Já quem tem hipossensibilidade precisa de bastante excitação ou esforço para sentir o estímulo.

É muito comum pessoas com autismo apresentarem essas questões sensoriais e se sentirem incomodadas com sons, luzes, texturas, movimentos, toques e sabores. E isso pode levar a crises.

 

14. Apego a objetos

Crianças com autismo, muitas vezes, tendem a brincar da mesma forma ou com o mesmo objeto.

Há uma fixação por determinados objetos, de forma que a criança passe o dia apenas com aquele brinquedo. Crianças neurotípicas tendem a mudar de interesse e buscar novos objetos.

 

Referências

https://autismsciencefoundation.org/what-is-autism/autism-diagnosis/

https://www.autismspeaks.org/signs-autism