Alguns autistas podem falar bem e normalmente (autismo verbal) e outros não conseguem falar ou falam muito pouco (autismo não verbal). Para se ter uma ideia, estima-se que aproximadamente 40% das crianças com TEA não falam e apresentam autismo não verbal.
Vale destacar que a fala é o que permite a transmissão de sons, palavras e frases. Há autistas que não conseguem se expressar ou sequenciar os sons da fala (apraxia). Mas, conseguem compreender e até se comunicar. Outros autistas são completamente não verbais, mas encontram uma forma de se expressar com ajuda da tecnologia, por exemplo.
A importância da fala e marcos do desenvolvimento
O atraso da fala pode acarretar consequências para o processo de aprendizado, assim como para as interações sociais. Os pais devem ficar atentos aos marcos para o desenvolvimento da fala. Por isso, se o bebê não está balbuciando, é preciso investigar.
Vale reforçar que o progresso da fala acontece por etapas. As crianças começam a balbuciar com poucos meses e no primeiro ano de vida, já falam algumas palavras simples como mamá e papá. E perto dos 18 meses, o vocabulário infantil aumenta e já é possível entender algumas palavras. Aos quatro ou cinco anos, espera-se que a fala já tenha se desenvolvido por completo.
Alguns sinais de alerta:
- Não balbuciam ou não emitem som a partir do terceiro mês;
- Aos oito meses, não fala nenhuma vogal ou consoante;
- Com 16 meses não fala nenhuma palavra;
- Aos dois anos não combina duas palavras.
O que pode ser feito para desenvolver a fala
É importante que os pais e cuidadores procurem uma intervenção terapêutica para melhorar a comunicação e a fala da criança. Quanto mais cedo a criança receber suporte especializado, melhor será para o seu desenvolvimento e ampliação de habilidades.
As intervenções e terapias individualizadas podem ajudar a diminuir o isolamento social e contribuir com qualquer dificuldade de comunicação dos autistas.
Vale destacar que as famílias, os professores e as pessoas próximas do autista não verbal também podem ajudar no desenvolvimento da linguagem com brincadeiras e interagindo com a criança, sempre estimulando a sua fala.
Algumas ações que são efetivas incluem:
Jogos e interações
As crianças aprendem brincando, e isso inclui o aprendizado da linguagem. Tente diversos jogos para descobrir quais agradam mais seu filho ou filha. O ideal é buscar atividades lúdicas que promovam a interação social.
Imitação
Imitar os sons e brincadeiras que seu filho (a) faz pode encorajar sua vocalização e interação. Estimule o seu filho a imitar o que você fala também.
Concentre-se na comunicação não verbal
Gestos e contato visual podem construir uma base para a linguagem e a fala. Use seu corpo e sua voz para se comunicar.
Dar espaço para seu filho falar
É importante dar oportunidade para a criança responder e se comunicar no seu próprio tempo.Ao fazer uma pergunta ou perceber que seu filho deseja algo, pare e preste atenção a qualquer som ou movimento corporal que ele fizer.
Use a tecnologia
Alguns dispositivos e aplicativos com imagens podem ajudar o autista a se comunicar, indicar o que quer ou está pensando. Com o tempo, ele ou ela pode se sentir estimulado a falar.
Terapia de fala
A terapia da fala e da linguagem ajuda os autistas a desenvolverem a linguagem, a fala e a comunicação verbal, não verbal. O objetivo é ajudar a pessoa a se comunicar de uma maneira mais funcional. Geralmente, começa com uma avaliação realizada por um fonoaudiólogo que determina os desafios de comunicação da pessoa. Em seguida, determina as metas para a terapia.
Entre as habilidades que a terapia de fala desenvolve podemos citar:
- Fortalecimento dos músculos da boca, mandíbula e pescoço;
- Realizar sons de fala mais claros;
- Combinar emoções com a expressão facial adequada;
- Compreender a linguagem corporal;
- Responder perguntas;
- Modular o tom de voz.
Você conhece algum autista que teve dificuldade de fala? Conta para a gente a sua história!
Referências:
https://www.webmd.com/brain/autism/benefits-speech-therapy-autism
https://iancommunity.org/cs/articles/speech_and_language_problems