Atividades que estimulam a aprendizagem

A aprendizagem das crianças com autismo pode se desenvolver em um ritmo diferente. Por isso, muitas crianças podem precisar de algumas estratégias pedagógicas para aumentar suas habilidades e conseguir aprender de forma mais efetiva.

As atividades lúdicas podem ajudar no processo de aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Algumas atividades simples podem ser realizadas tanto em casa, quanto na escola.

Lembrando que é importante respeitar os limites e as dificuldades de cada criança. É muito importante buscar ajuda do psicopedagogo e outros profissionais da equipe pedagógica, além do Terapeuta Ocupacional para determinar qual é a atividade indicada para cada caso dependendo das habilidades sensoriais, além do nível do autismo.

Por meio das atividades lúdicas, as crianças vão desenvolver as suas habilidades, aprender, ser mais independentes.

No artigo dessa semana listamos algumas atividades que podem ajudar no processo de aprendizagem.

Em seguida, vamos listar algumas atividades que podem ser eficazes.

Jogo da memória

Fácil de jogar, a brincadeira é, de fato, uma forma de estimular a memória de forma lúdica.

Em primeiro lugar, escolha um tema que a criança se interesse e goste para se sentir estimulada a participar da brincadeira – pode ser carrinhos, personagens, frutas, cores etc.

Espalhe as figuras repetidas em uma mesa ou chão e então, estimule a criança a encontrar o par.

Explique as regras do jogo quantas vezes forem necessárias e participe da brincadeira.

Jogos tipo dominó, quebra-cabeças, assim como, cartões para pareamentos e de associações diversas também cumprem o mesmo objetivo.

Atividade de contar histórias

A atividade de leitura de histórias pode estimular a criatividade e imaginação das crianças autistas.

Escolha histórias que prendam a atenção da criança e separe um tempo do dia para contar as histórias preferidas dela.

Com que letra começa os objetos

Recorte algumas letras em papel ou cartolina e separe alguns objetos da casa no local preferido da criança.

Posteriormente, coloque no chão e estimule a criança a descobrir com que letra começa tal objeto.

Essa atividade ajuda na memória e linguagem.

Buscar objetos

Escolha um cômodo da casa e peça para que a criança observe o que está lá.

Depois, mude algo de lugar sem que a criança veja e pergunte se ela sabe onde está determinado objeto.

Essa atividade é indicada para ampliar a noção de espaço da criança.

Atividades ao ar livre

Primordialmente, esses tipos de atividades ajudam as crianças a usar os sentidos.

Escolha um parque para passear e se divertir.

Incentive a criança a brincar com os pés descalços sempre que possível.

Leve os brinquedos prediletos e faça um piquenique com seus alimentos favoritos para tornar essa atividade uma experiência agradável para todos.

Eu me pareço com quem, estimulando a aprendizagem

Deixe a criança folhear revistas, a fim de que, ela procure algumas características físicas semelhantes as delas em estranhos.

Depois, permita que ela faça recortes com uma tesoura sem ponta e realize colagens de pessoas parecidas com ela.

A atividade estimula a psicomotricidade e memória, além disso, aumenta o conhecimento do próprio corpo.

Aprendizagem com pintar e desenhar

Usando tinta e papel as crianças podem criar diversos desenhos nas mais variadas cores.

Antes de mais nada, essa atividade ajuda cada criança a reconhecer as cores e perceber que pode criar novas tonalidades ao misturar as tintas.

É uma forma de estimular a criatividade e a observação.

Por isso, deixe os materiais acessíveis para a criança desenhar sempre que tiver vontade.

Caixas sensoriais

É possível, de fato, criar com uma caixa de papelão um brinquedo bastante simples e uma atividade que estimula os sentidos.

Coloque na caixa objetos com formatos diferentes e tecidos com texturas variadas como botões, massinha, tecidos, brinquedos, entre outros.

Faça com que a criança coloque a mão na caixa e tente adivinhar o que está lá dentro.

Referências:

https://www.sciencedaily.com/releases/2013/08/130816125311.htm

https://www.waterford.org/education/15-activities-teaching-strategies-and-resources-for-teaching-children-with-autism/

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Dra. Fabiele Russo

Neurocientista, especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisadora na área do TEA há mais de 10 anos. Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou 4 Pós-doutorados pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.