ABA e Autismo: conheça 9 benefícios dessa terapia

ABA e Autismo: conheça 9 benefícios dessa terapia

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) é considerada uma terapia eficaz no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A terapia ABA pode contribuir com o aperfeiçoamento de habilidades sociais e de comunicação, bem como manejar e reduzir ou comportamentos considerados negativos.

Assim, entre os benefícios, podemos citar:

1) Análise da situação de quem está no espectro autista

2) Definição de metas e resultados a serem alcançados

3) Estabelecimento de parâmetros que possibilitarão analisar as mudanças e melhorias ao longo do tratamento

4) Possibilidade de determinar os comportamentos que devem ser trabalhados e modificados (como em situações de interação social – em locais como escola ou trabalho; ou mesmo manter atitudes que possibilitem estabelecer autocontrole nas habilidades executadas)

5) Aprendizagem de novas habilidades e/ou aprender como evitar comportamentos negativos (atitudes auto agressivas e estereotipias)

6) Avaliação dos avanços e análise de como vencer desafios

7) Compreensão quanto à necessidade de trabalhar em determinada mudança de comportamento ou não, evitando desgastes desnecessários para o autista

8) Tem como objetivo atuar em prol do desenvolvimento do autista – desde a infância à idade adulta – com o uso de técnicas que possibilitem ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, procurando reduzir por meio de práticas de repetição e esforço comportamentos negativos que possam causar danos ou interferir no processo de aprendizagem.

9) Intervenções via ABA podem auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, ou complexas, como conversar e interagir com o outro.

Em linhas gerais, a ABA é cientificamente comprovada existindo há mais de 50 anos, e pode contribuir com uma melhora nas interações sociais, aprender novas competências e manter comportamentos positivos.

A frequência e intensidade de terapêuticas com ABA são definidas com base no perfil de cada pessoa. O grau de autismo também é levado em conta, bem como as características individuais.

De acordo com a Association for Science in Autism Treatment (ASAT) estudos indicam que, quando implementada intensivamente (mais de 20 horas por semana) e no início da vida (começando antes dos 4 anos de idade), a ABA pode gerar grandes ganhos no desenvolvimento de quem está no espectro, bem como reduzir limitações.

Se você tem interesse em saber mais sobre esta terapia acompanhe os conteúdos em nosso site e nas redes sociais Instagram e Facebook | @neuroconecta

Referências:

Applied Behavior Analysis. Psychology Today.Disponível em <https://www.psychologytoday.com/us/therapy-types/applied-behavior-analysis> Acessado em 12 de maio de 2018.

Applied Behavior Analysis (ABA) for parents. Association for Science in Autism Treatment (ASAT). Disponível em https://www.asatonline.org/for-parents/learn-more-about-specific-treatments/applied-behavior-analysis-aba/Acessado em Acessado em 12 de maio de 2018.

Hieneman M., Gonzalez V, Chan P.. What is ABA therapy now, really?. Autism Support Network. Disponível em <http://www.autismsupportnetwork.com/news/what-aba-now-really-autism-33299272> Acessado em 18 de outubro de 2017.

Applied Behavior Analysis (ABA). Autism Speaks. Disponível em https://www.autismspeaks.org/what-autism/treatment/applied-behavior-analysis-aba

Walsh MB. The Top 10 Reasons Children With Autism Deserve ABA. Behavior Analysis in Practice. 2011;4(1):72-79. doi:10.1007/BF03391777. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3196209/ Acessado em 25 de outubro de 2017.

Jamie Pacton. Is ABA Therapy the Best Choice for Kids with Autism?. Parents.com. Disponível em http://www.parents.com/health/special-needs-now/is-aba-therapy-the-best-choice-for-kids-with-autism/> Acessado em 18 de outubro de 2017.

Posts Relacionados