Conheça os pré-requisitos para leitura e escrita

Para que as habilidades de leitura e escrita se desenvolvam, é necessário ter alguns pré-requisitos. No entanto, esse processo pode demorar um pouco mais para algumas.

Embora todas as crianças se desenvolvam em seu próprio ritmo, há habilidades de prontidão para leitura que as crianças geralmente desenvolvem com base em sua idade.

Saber disso ajuda os pais e os responsáveis a conseguirem acompanhar o desenvolvimento da criança e dar atenção extra, se for necessário.

Antes que qualquer criança possa aprender a ler e escrever é necessário que ela desenvolva algumas habilidades de pré-leitura.

Isso ajuda as crianças a decodificar palavras de forma independente e ler bem. Essas habilidades são uma parte importante da preparação da criança para a escola e seu desenvolvimento inicial da alfabetização.

Por que essas habilidades são importantes?

As atividades de pré-escrita e pré-leitura ajudam as crianças a desenvolver sua memória visual, sua capacidade de atenção e a capacidade de identificar objetos.

A pré-leitura é a etapa anterior à leitura real. Observar uma ilustração  e interpretar emoções, personagens, identificar conceitos de tempo, corporais e espaciais contribui para o desenvolvimento da capacidade de atenção das crianças.

Associar ilustrações a palavras ajuda as crianças a descobrir que tudo o que vêem pode ser escrito e lido.

Já a pré-escrita precede a escrita real. Os exercícios de pré-escrita ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades motoras finas.

A seguir, veja detalhes dos pré-requisitos para leitura e escrita.

1.   Motivação

A criança precisa se sentir motivada para ler. É importante que os pais incentivem a leitura desde cedo. Vale a pena investir em livros infantis com bastante figuras e cores. Sempre que possível leia para seus filhos e deixe que eles escolham o que gostariam de ler.

2.  Habilidades linguísticas

A criança precisa ser capaz de descrever coisas e recontar eventos da história. É importante que a criança seja incentivada a contar histórias e a fazer perguntas sobre o que leu ou leram para ela.  Dessa forma, ela consegue compartilhar suas ideias e conhecimentos.

3.  Compreensão das letras/impressão

Para aprender a ler, as crianças devem entender como funcionam os livros ou  conceitos de impressão.

É importante que manuseiem os livros, vire as páginas na direção certa, leia da esquerda para a direita e de cima para baixo e compreenda que as palavras representam uma palavra falada e transmitem uma mensagem.

4.   Vocabulário

Nesse sentido, vocabulário significa simplesmente conhecer os nomes dos objetos, dar nome a sentimentos ou ideias.

Os pais devem ensinar sempre que possível o significado das palavras e aumentar o repertório do vocabulário aos poucos.

5.   Consciência fonêmica

A consciência fonêmica é a peça que precede a fonética. Isso significa ser capaz de entender que as palavras são compostas de sons menores e conseguir brincar com esses sons individuais,  que são chamados de fonemas.

Dessa forma, as crianças têm consciência fonêmica quando percebem que algumas palavras começam com o mesmo som; identificar o primeiro ou o último som de uma palavra; combinar os sons separados da palavra para soletrá-la e conseguir dividir uma palavra em sons separados.

6.   Conhecimento das letras

As crianças precisam entender que as letras são diferentes e têm significados distintos umas das outras. Além de terem seu próprio nome e som. Os pais devem ajudar a identificar nomes de letras e sons.

A participação de pais e cuidadores é fundamental nesse processo e é necessário ficar atento na evolução da aprendizagem dos filhos e filhas.

A alfabetização pode começar logo nos primeiros anos de vida e até mesmo em casa com brincadeiras.

7.     Habilidades motoras

Começar a escrever inclui habilidades motoras finas e coordenação olho-mão para controlar as ferramentas de escrita como canetas e lápis.

Aprender a ler e escrever são habilidades inter-relacionadas que se desenvolvem em etapas.

Além disso, a criança que aprende a ler e a escrever se abre para um novo mundo cheio de possibilidades.

Mas vale lembrar que cada criança tem seu ritmo para se desenvolver desde que dentro dos marcos do desenvolvimento. Se perceber algum atraso, busque ajuda especializada o quanto antes.

Referências:

https://abcsofliteracy.com/pre-reading-skills-successful-readers/

https://www.understood.org/articles/en/6-essential-skills-needed-for-reading-comprehension

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Dra. Fabiele Russo

Neurocientista, especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pesquisadora na área do TEA há mais de 10 anos. Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) com Doutorado “sanduíche” no exterior pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Realizou 4 Pós-doutorados pela USP. É cofundadora da NeuroConecta e também, coautora do livro: Autismo ao longo da vida.