A maioria dos autistas apresenta algum tipo de dificuldade motora que pode atrapalhar o seu desenvolvimento e a sua independência. Estima-se que aproximadamente 80% das crianças com autismo apresentem problemas deste tipo.
Vale destacar que a coordenação motora é a capacidade de coordenar os movimentos da interação entre cérebro e as articulações e músculos.
No entanto, sabe-se que as habilidades motoras ajudam as crianças a aprender comportamentos sociais e de comunicação básicos.
A coordenação pode envolver os movimentos finos, responsáveis por atividades como escrita e desenho e os grandes movimentos como andar e pular.
É muito importante que as crianças autistas desde cedo desenvolvam essas habilidades para não interferir no seu comportamento social e de comunicação.
Além das intervenções precoces, as atividades em sala de aula podem ajudar a trabalhar a coordenação motora do autista.
Atividades que estimulam a coordenação motora
Os pais e educadores têm papel importante no incentivo das capacidades dos pequenos. E algumas atividades que são realizadas dentro da sala de aula e também em casa melhoram a coordenação motora.
É importante promover brincadeiras simples, como desenhar com tinta guache, mexer com massinhas de modelar, encaixar objetos em plataformas que ajudam a desenvolver habilidades motoras finas. Elas devem ser aplicadas por etapas e sempre das mais fáceis às mais difíceis.
Já as habilidades grossas podem ser estimuladas por meio de ações como marchar, saltar em um trampolim, jogar bola, dançar, andar de triciclos e bicicletas.
Veja, abaixo, algumas atividades simples que ajudam a trabalhar a coordenação motora dos pequenos.
- Brincadeiras de obstáculos: essas atividades trabalham o desenvolvimento da coordenação motora ampla. Em uma área aberta, como pátio da escola, é possível colocar objetos que sirvam como obstáculos no caminho das crianças. Assim, elas vão desviar, pular ou empurrar. Podem ser usadas caixas de papelão ou brinquedos.
- Pinçar objetos: ajuda a desenvolver a coordenação fina. As crianças podem pegar diferentes objetos espalhados pelo chão ou em uma mesa e colocar dentro de um recipiente.
- Colagens e recortes: atividades simples como cortar e colar são bastante simples de fazer e desenvolvem a coordenação motora fina das crianças. Vale a pena investir em diferentes objetos, com cores e texturas distintas para estimular os sentidos e a criatividade. Também podem ser usados jornais e revistas para formar frases e palavras. O ato de segurar uma tesoura corretamente é um ótimo exercício para desenvolver a coordenação.
- Blocos de Construção: brinquedos como tijolinhos de construção estimulam a criatividade, a cooperação e a coordenação das crianças. Contribui também em aumentar as noções de equilíbrio e peso.
- Ligue os pontos: alguns desenhos e figuras podem ajudar nesse processo. Depois de preencher a forma, a criança ainda pode depois pintar com lápis, tinta ou canetinha.
- Jogo das varetas: o objetivo é pegar o maior número de varetas sem fazer as demais se mexerem. É preciso se concentrar e ter habilidade de coordenação motora fina.
- Miçangas no barbante: desenvolve a coordenação motora fina e a criatividade. Use pulseiras de diversos tamanhos, diversas cores e espessuras.
- Outras atividades: brincadeiras com fantoches e pinturas, colagens com bolinhas de papel, cirandas, cantigas de roda, danças folclóricas, blocos de montar, quebra-cabeça, entre outros.
Vale destacar que essas atividades são simples e podem fazer parte do cotidiano escolar. Mas é fundamental que a escola tenha um planejamento pedagógico adequado para promover o desenvolvimento pleno do aluno.
O planejamento pedagógico deve considerar as características individuais de cada aluno. E alterar as atividades, de acordo com as principais necessidades motoras das crianças.
As crianças com TEA também podem ser excessivamente sensíveis a algumas texturas, sons, gostos e cheiros. Por isso, é comum que os materiais possam ter que passar por uma adaptação ou buscar outras atividades.
É fundamental que as atividades sejam realizadas de forma lúdica, sem forçar a criança. Os pais devem participar e também estimulá-los em casa.
Referências:
https://autism.lovetoknow.com/Motor_Skills_in_Autistic_Children